Que novembro é o mês mais lindo do ano, isso ninguém pode discordar. Se discordar, sinto em dizer a você, mas você está errado, na verdade eu não sinto. E em novembro, tem o NaNoWrimo!!1!!1
...
Então você não sabe o que é isso? Você viu aquele link ali em baixo na lateral esquerda do blog, mas nem deu atenção, ou deu e ficou na mesma? Bem, eu vou explicar isso para você, agora.
O National Novel Wrinter Month, NaNoWriMo, como o próprio nome já diz é o mês nacional (internacional, na verdade) de escrever um romance, ou seja, escrever livros! É uma organização lá dos EUA sem fins lucrativos, cujo o único objetivo é incentivar a escritores a escrever. Você tem de escrever 50 mil palavras no mínimo em 30 dias, ou seja, um mês. É isso!
*Eu devia ter explicado quando coloquei aquele link ali embaixo, mas é mês de NaNo e isso é desculpa para tudo porque você não tem mais tempo, ou tem, mas tá com preguiça e cansado. E você precisa escrever suas 1700 palavras todos os dias. E todo o resto pode esperar.
Agora que você já tá por dentro do NaNo, eu posso contar minhas aventuras, ou não tão aventuras assim, a você, caro leitor!
Esse ano, 2014, foi a primeira vez que eu participei do desafio. E eu ganhei!
meu gráfico da contagem de palavras |
~~~música da Disney~~
Muito antes de começar novembro, tinha muita gente pensando no que iria escrever, planejando, passando seus minutos livre no metrô, ônibus, rua, pensando na sua ideia a ser desenvolvida. Aquela que você escolheu com carinho, ou só surgiu de repente e ficou impregnada em sua mente até você decidir que precisava por ela no papel, editor, seja lá onde você escreve.
Bem, eu como a panter* que sou (dentro do nano), fui decidir minha ideia, faltando um pouco mais de uma semana pra dia primeiro, me cadastrei no site na última semana de outubro e fui começar a pensar realmente na minha ideia, uns três ou dois dias, antes de novembro. Achei bastante coisa legal, para ler no blog do site, sobre personagens, planejamento etc etc. Muita coisa útil, mesmo, e aí eu não tinha tempo para ler tudo, responder perguntas, encaixar minha ideia recém nascida dentro de formulas. Comecei a pegar o gás com minha estória aí, e a achar que eu não sabia o que viria depois da primeira cena (coisa de gente que não planeja), e a me empolgar mais ainda nas conversas no clube de escrita.
*escritor sem planejamento
E aí não via a hora de chegar dia 1 para eu poder começar. Enfim, chegou...
Escreva sempre, não só em novembro! |
participante na terceira e quarta semana |
E você não precisa do NaNo, para criar sua rotina, e escrever e trabalhar nas suas ideias. Mas o nano é aquela coisa que vai te ajudar bastante.
E eu poderia ficar aqui por parágrafos e parágrafos falando sobre o que eu aprendi durante esse mês sozinha, com textos e experiências de outros participantes e sobre as coisas que eu já ouvi falar e senti na pele, e presenciei. Mas não seria o suficiente e eu esqueci muita coisa. Eu já não tenho a melhor memória do mundo e se você estiver participando do NaNo o mundo vai desabar. Acredite em mim. É viagem surgindo, convite para sair (
depois de ganhar o NaNo tus tuts u.u |
0 comentários:
Postar um comentário