Que novembro é o mês mais lindo do ano, isso ninguém pode discordar. Se discordar, sinto em dizer a você, mas você está errado, na verdade eu não sinto. E em novembro, tem o NaNoWrimo!!1!!1
...

Então você não sabe o que é isso? Você viu aquele link ali em baixo na lateral esquerda do blog, mas nem deu atenção, ou deu e ficou na mesma? Bem, eu vou explicar isso para você, agora.

O National Novel Wrinter Month, NaNoWriMo, como o próprio nome já diz é o mês nacional (internacional, na verdade) de escrever um romance, ou seja, escrever livros! É uma organização lá dos EUA sem fins lucrativos, cujo o único objetivo é incentivar a escritores a escrever. Você tem de escrever 50 mil palavras no mínimo em 30 dias, ou seja, um mês. É isso!
*Eu devia ter explicado quando coloquei aquele link ali embaixo, mas é mês de NaNo e isso é desculpa para tudo porque você não tem mais tempo, ou tem, mas tá com preguiça e cansado. E você precisa escrever suas 1700 palavras todos os dias. E todo o resto pode esperar. 

Agora que você já tá por dentro do NaNo, eu posso contar minhas aventuras, ou não tão aventuras assim, a você, caro leitor!

Esse ano, 2014, foi a primeira vez que eu participei do desafio. E eu ganhei! Acho que já deu para ver isso, e caramba, foi uma loucura, e teve coias ruins, desanimo, mas muita coisa boa, teve muito mais amadurecimento no processo de escrita, no nano (que eu era uma leiga) e teve diversão também, com outros participantes!

meu gráfico da contagem de palavras
E eu quero falar disso. Vamos por partes, começaremos com uma historinha:

~~~música da Disney~~

Muito antes de começar novembro, tinha muita gente pensando no que iria escrever, planejando, passando seus minutos livre no metrô, ônibus, rua, pensando na sua ideia a ser desenvolvida. Aquela que você escolheu com carinho, ou só surgiu de repente e ficou impregnada em sua mente até você decidir que precisava por ela no papel, editor, seja lá onde você escreve.

Bem, eu como a panter* que sou (dentro do nano), fui decidir minha ideia, faltando um pouco mais de uma semana pra dia primeiro, me cadastrei no site na última semana de outubro e  fui começar a pensar realmente na minha ideia, uns três ou dois dias, antes de novembro. Achei bastante coisa legal, para ler no blog do site, sobre personagens, planejamento etc etc. Muita coisa útil, mesmo, e aí eu não tinha tempo para ler tudo, responder perguntas, encaixar minha ideia recém nascida dentro de formulas. Comecei a pegar o gás com minha estória aí, e a achar que eu não sabia o que viria depois da primeira cena (coisa de gente que não planeja), e a me empolgar mais ainda nas conversas no clube de escrita.
*escritor sem planejamento

E aí não via a hora de chegar dia 1 para eu poder começar. Enfim, chegou...

...eu comecei naquela tarde de sábado e minha estória não era o que eu pensei que fosse. Ou não estava sendo. Não importa. Dez minutos de frescura, pensamentos negativos, desanimo, leve procrastinação pela internet, e aí você volta pro editor (word, no meu caso) e escreve, porque é só isso que você tem que fazer. Sentar a bunda e escrever. Tá ruim? Escreva! Você não sabe o que vem agora? Escreva! Você vai descobrir eventualmente. Tá uma grande, big, merda? Continua, manda o editor interno para umas férias.

Escreva sempre, não só em novembro!
(nota sobre os editores interno: nem sempre eles gostam de ir embora, é tipo seu (sua) ex pegajoso(a), mas continua mandando ir embora, uma hora vai, ou ele vai continuar batendo na sua porta, mas você ignora. Eu e meu editor vivemos uma relação vai e vem, é complicado, tem dia que a gente briga um pouco, mas sou eu quem manda nessa relação, então...)

participante na terceira e quarta semana
O NaNo, não é só sobre fazer você ficar cansado, dormindo menos,(embora isso vem no pacote) O NaNo é sobre criar uma rotina de escrita, conhecer seu próprio processo, e escrever lixo, como eu aprendi com a equipe do CC, principalmente a Dana. E não é sobre 50k palavras, é sobre você conseguir terminar seu rascunho. Se você chegou nas 50k, você é merecedor, mas você acabou seu manuscrito? Não? Então vá escrever! eu sei que você tá cansado e tudo que você quer fazer é deitar e dormir por dias, mas você pode dormir um pouco só e voltar a escrever. Seu rascunho precisa de você!

E você não precisa do NaNo, para criar sua rotina, e escrever e trabalhar nas suas ideias. Mas o nano é aquela coisa que vai te ajudar bastante.

E eu poderia ficar aqui por parágrafos e parágrafos falando sobre o que eu aprendi durante esse mês sozinha, com textos e experiências de outros participantes e sobre as coisas que eu já ouvi falar e senti na pele, e presenciei. Mas não seria o suficiente e eu esqueci muita coisa. Eu já não tenho a  melhor memória do mundo e se você estiver participando do NaNo o mundo vai desabar. Acredite em mim. É viagem surgindo, convite para sair (quando no resto do ano quase não tem), é ENEM, provas finais, coisas precisando de sua atenção, um monte de notícia para o blog, filme bom no cinema, livros que você espera par aler sendo lançado. É TUDO acontecendo a o mesmo tempo hahaha. Mas coragem,  pequeno gafanhoto, eu pude, você pode, todo mundo pode! (que frase mais auto ajuda, Jesus!)
depois de ganhar o NaNo tus tuts u.u
E no final, apesar de tudo e por causa de tudo você vai amar! Empolgados? Bem, começo do próximo ano tem Camp NaNoWriMo, aí você pode entrar nessa! Mas você também pode fazer seu próprio nano particular e começar agora!


0 comentários:

Postar um comentário