Emmi & Leo - A Sétima OndaAutor: Daniel Glattauer
Páginas: 168
Gênero: Romance
Editora: Suma de Letras
3/5 Estrelas.
Em @mor, o escritor e jornalista austríaco Daniel Glattauer se utiliza dos princípios dos romances epistolares – trocas de cartas – com uma roupagem contemporânea: o contato virtual. Ao contar a fortuita atração mútua entre os jovens Leo Leike e Emmi Rothner por meio de conversas por e-mails e os sentimentos que desenvolvem um pelo outro, o autor utiliza pontos de vista alternados para contar uma inusitada história de amor. 'Emmi & Leo' é a sequência dessa história tão intrigante quanto inusitada e que surgiu por erro de endereçamento no envio de um email. Na atual etapa, Leo Leike retorna de Boston após uma longa ausência, e é recebido por uma caixa de emails lotada de notícias de Emmi Rothner. O sentimento dos dois não mudou, e eles reiniciam a troca de mensagens. Só que agora Leo está namorando a americana Pamela, e Emmi continua casada. 


Com o mesmo formato de @mor, Emmi & Leo- A Sétima Onda, continua a contar a história do casal apaixonado pelas palavras um do outro, e pela pessoa um do outro também, inevitavelmente. Depois do final do primeiro livro deixar todos as possibilidades em aberto com a mensagem do Administrador do Sistema. E quando digo continuar, quero dizer, literalmente, continua da onde o primeiro livro parou. 

"Mas atenção à sétima onda! É imprevisível. Durante muito tempo é normal, desenrola-se numa sequência monótona, adapta-se à anterior. Mas por vezes rebenta. Sempre apenas ela. Sempre apenas a sétima onda. Ela é despreocupada, inofensiva, rebelde, varre tudo e constrói tudo de novo. Para ela não há um antes, apenas um agora. Depois dela, tudo é diferente. Melhor ou pior? Só alguns podem julgar, aqueles que foram apanhados por ela, que tiveram a coragem de se entregar a ela e de se deixar se enfeitiçar"

Leo tomou sua decisão em @mor por mais razões do que aquelas que sua parceia de e-mail conhece e viajou para Boston, ficando sem contato com a sua "segunda voz'', por todo esse tempo. Agora de volta, ele tem uma caixa cheia de mensagens de Emmi, um compromisso com Pamela, e Emmi ainda está casada. Eles não conseguem se afastar embora em situações, divergentes, concordam que seria o melhor. Também não sabem se querem por fim se encontrarem realmente, ou não, e quando um sabe o outro não tem certeza. Sim, eles se encontram muito indecisos e confusos, nesse livro.

Todos esse meses de silêncio precisam ter acarreado em mudanças, e lidamos com elas no decorrer do livro. Senti que nesse segundo livro Daniel expandiu seus personagens e suas respectivas histórias, embora continuasse nos contando isso apenas pelos e-mails. Dúvidas e questionamentos, limites e provas. Os mesmo altos e baixos já conhecido da relação dos dois. E verdades sempre aparecem, também. E o que vem depois? Acho que Emmi & Leo é sobre o que vem depois. Depois dos erros, depois do primeiro livro, depois de encontros, e desencontros, não só físicos. 

"Mas, infelizmente, a felicidade não se constrói com e-mails."

Assim como no primeiro livro irei usar o sistema de gráfico para expressar minhas emoções com essa continuação: Basicamente, durante toda a leitura o gráfico oscila entre 45% e 65%, não muito baixo, não muito alto. E por fim, temos um fim, digno. O que me fez pensar que os dois livros poderiam ter sido um só. Talvez seria uma história densa e comprida, mas ainda assim um livro não muito grande.  

"Se você tivesse tentado mais e achado menos."

0 comentários:

Postar um comentário