Quatro - Histórias da Série DivergenteAutora: Veronica Roth
Páginas:272 
Gênero: Jovem Adulto.
Editora: Rocco
4.5 Estrelas

Quatro- Histórias da Série Divergente, é um livro extra da série escrita por Veronica Roth, Divergente. E se você acha que o livro é daqueles que não acrescenta nada a história, essa resenha é pra você. Bom, se você quer saber mais do livro, essa resenha também é para você!

O livro conta com quatro histórias e três cenas exclusivas todas narradas por Quatro/Tobias. As quatro histórias são respectivamente: A Transferência, A Iniciação, O Filho e O Traidor. A quarta história passa-se cronologicamente no meio de Divergente, e as três cenas são cenas que conhecemos em Divergente pelos olhos de Tris.

"... Não existem salas seguras, assim como não existem verdades seguras ou segredos que possam ser contadas com segurança."

Bem, Quatro veio para desconstruir o Quatro (?) para mim e então construir de novo ainda melhor. Somos levados para a vida e história de Tobias, o menino da abnegação, reprimido e abusado pelo pai, que toma sua decisão e se transforma no Quatro primeiro da turma, instrutor e lendário membro da Audácia, até onde se permiti ser. O livro é cheio de emoções, cenas e diálogos fortes e me pegou de jeito. Particularmente a terceira história me puxou de um jeito diferente, mas todas são ótimas, sem contar a voz do Quatro na minha cabeça mesmo após o fim da leitura.

Um ser humano lutando por seu lugar, por sua liberdade, lutando contra sistemas e questionando suas crenças e suas verdades absolutas. Também temos mais do começo da aliança dos líderes da Abnegação e da Erudição, mais de personagens como Zeke, Shauna (alguém se lembra dela?), Amah, Marcus, Max. Todos eles.

"É você quem precisará conviver com a sua escolha- diz ela- Os outros vão superar, seguir em frente, não importa a sua decisão. Mas você nunca conseguirá fazer isso."

O livro também veio para mim em um momento que os temas tratados, principalmente auto-questionamentos e a política desenvolvida, faziam paralelos com pensamentos e crenças minhas, com questões de mesma natureza tratadas em outras produções que eu estive em contato recentemente, o que foi só mais um ponto  a favor.

De forma resumida, você deveria ler e deixar o Quatro entrar na sua cabeça. Sim, isso mesmo, não é só você entrando na dele, não.

Para se ter uma ideia eu gostei até da introdução, socorro! Aproveitando e  explicando que  não dei cinco estrelas, pelo fato de ser varias histórias e nem todas terem me agradado TANTO assim para ter a nota máxima. (E por que sou exigente e indecisa demais para dar nota máxima para coisas).

0 comentários:

Postar um comentário