Sim, você leu direito! Nada de uma banda, cantor, série ou livro, (mas Helena, você nunca indicou uma série ou livro. Eu seeei, mas o REK Indica pode indicar isso também!) hoje eu vou falar de autores brasileiros.
A pergunta chave para começar isso é:


 "Por que lemos tão pouco autores brasileiros?"

Essa pergunta automaticamente desencadeiam, outras como: "Porque há tão pouca divulgação e espaço para eles nas livrarias, editoras, páginas de leitores, listas de leituras?" "É intencional?" "Porque o mercado tá tão difícil para eles?'' 

Até pouco tempo atrás o número de jovens leitores era minimo, as páginas sobre isso no nas redes sociais, menores ainda, a média de leitura de um brasileiro é de 4 livros ao ano, sendo que a maior parte deles é didático e leituras obrigatórias. Mas vamos nos ater aquela parcela da população que nada contra as estatísticas e leem frequentemente. Entre eles a maior parte de leituras e sucessos são os livros estrangeiros, e entre esses quase todos norte-americanos.

É disso que quero falar. Porque que brasileiro dá mais atenção a literatura de fora? Me diz você: Quantos livros de autores brasileiros você conhece? Quantos entre esses não são leituras "obrigatórias" para vestibular (não desmerecendo esses, jamais) Quantos você já leu? Quantos desses você acha em qualquer livraria? Quantos você tem na sua estante? (caso você colecione livros) Eu não preciso conhecer você para saber que os números foram baixos, cada vez mais baixos. A menos é claro que você seja uma rara exceção que as pesquisas não cobrem. Mas sabe porque eu sei disso? Por que essa é minha realidade também, mesmo que constantemente eu queria dar mais atenção e  valor a nossa literatura e não só por que um dia penso seguir por esse caminho, porque esse argumento de ''você não lê porque nunca tentou ser publicado aqui" não é muito certo. Não, eu quero ler porque é bom tanto quanto qualquer outro. Simples assim. Eu já li vários deles que foram tão incríveis.
Imagem retirada desse post, desconheço o autor dela.
E é aqui que vem a outra pergunta. A pergunta sobre a divulgação e espaço desses livros nas prateleiras de livrarias físicas e virtuais. Não há espaço, porque não tem mercado. Não tem interesse. Para as editoras é muito mais lucrativo trazer algo de fora que já tem sucesso praticamente garantido do que apostarem algo que pode ser que venda.

Vamos lá. Pense na última livraria em que você foi. Ela tinha uma daquelas bancas com os livros expostos? Sim? Não? Se não, não tem problema pense nas prateleiras de entrada, por exemplo. Quantos livros de autores brasileiros tinham lá?
Você pode não saber responder essa pergunta, sob o argumento de que você não se importa para a nacionalidade do autor quando escolhe algo (isso é interessante, e vamos analisar daqui a pouco). Então eu te dou a resposta, eram poucos, talvez nulos.

Só um exemplo para ajudar. Fonte da imagem
Eu nunca fui em uma livraria fora do país, mas vamos pensar nos EUA, as livrarias lá, o que você acha? As prateleiras da frente estão cheios de estrangeiro e há uma seção com sorte arrumada por gênero, talvez apenas jogada lá  de nacionais? Não né. É o contrário. Isso é claro como esse dia quente. Por quê? Não estou dizendo que lá o mercado para escritores é fácil. Mas há um trabalho muito maior envolvido na produção de um livro, no trabalho da criação.
Já leu agradecimentos dos autores? Não? Eu leio toda vez. A maioria dos autores estrangeiros que leio, agradecem aos agentes, editores, consultores e mil pessoas que cederam um pouco de tempo para isso. Você já viu algum agradecimento de  autor brasileiro agradecendo o agente? Não? Bem, mas a que agente agradecer? Eu tenho de perguntar.

Tem edição em inglês de 50 tons e nacionais alguém tá reconhecendo muitos?
No Brasil a literatura brasileira tem pouco espaço. E não digo isso na intenção de dizer, ''parem de ler americanos e estrangeiros'' não essa nunca, NUNCA será minha intenção. Ler livros de outras nacionalidades é ótimo, te mostra novos olhares e horizontes e lugares. Mas quero dizer, dê atenção aos nacionais também. Veja o mundo pelos olhos de um irmão de país.

Se você não se importa com a nacionalidade de um autor, ótimo, sem  julgamentos por nacionalidade. Mas as suas chances de escolher um brasileiro é menor, porque há menos deles para você escolher. Há menor propaganda, divulgação, comentários... (já deixei claro isso, né?)

Eu fui a campo e pesquisei (aka. perguntei na base secreta do REK) "por que você não lê brasileiros?" foi minha pergunta de partida, depois de muito vai e vem, tudo se resumem em três coisas. "Eu leio, mas só para vestibular.""Eu não conheço muitos"( na verdade a primeira respostas foi que não gostava, mas ai quando eu perguntei se conhecia...) "Eu não leio brasileiro porque eu tenho um pé atrás." Esse pé atrás porque acha que todo brasileiro é clássico escrito em 1800 e pouco com linguagem rebuscada, e que teve que ler obrigatoriamente para escola ou vestibular, e eu não preciso explicar o problema em ler algo obrigado, certo?

Então citando e adaptando um trecho do texto sobre o projeto #LeiaMulheres2014 de Luisa Geisler

Não sugiro cotas. Sugiro ler brasileiros.

E aqui uma lista de bons títulos brasileiros que eu indico e outros que já ouvi falar bem, para você se aventurar (tem de tudo aqui embaixo, young adult, new adult, infanto juvenil, fantasia, para todos os gostos):

Insônia- Marcelo Carneiro Cunha
Série Perdida- Carina Rissi
Sangue de Lobo- Helena Gomes e Rosana Rios
Nada Dramática- Deise Dantas
Fazendo Meu Filme- Paula Pimenta
As Batidas Perdidas do Coração- Bianca Briones
Dragões de Eter- Raphael Dracon
Exorcismos, Amores e Uma Dose de Blues- Eric Novello.
A distância das coisas- Flávio Carneiro
Por que Indiana, João? Danilo Leonardi
Capitães de Areia- Jorge Amado (indicação do Renan)
Toda Poesia- Paulo Leminski
Inverno das Fadas- Carolina Munhóz
A Batalha do Apocalipse- Eduardo Spohr
Meu Pé de Laranja Lima- José Mauro de Vasconcelos
*acabei de reparar que não há resenha de nenhum desses no blog, nem de brasileiros, estou me sentindo suja.*


Eu reconheço se essa lista tivesse sido feita há um ano atrás o números de publicações há serem citadas seria menor, o meu conhecimentos delas era menor, muitas foram publicadas nesse meio tempo. Estamos começando algo.E eu fico feliz por isso. Mas ainda falta muito para chegarmos lá.

*Virei o mundo para achar uma citação nacional equivalente há "Toda revolução começa com uma faísca" Porque temos a faísca, e adivinhe só? Eu não lembrei/achei. Minha memória é péssima, mas cadê um grande fandom para me lembrar frequentemente dela? Não há.*

Mas é isso gente, não estou mandando vocês irem revirar livrarias atrás de nacionais, mas eu queria que vocês desse uma chance, ao meu texto, as minhas sugestões e aos livros nacionais. Se uma pessoa só o fizer a minha luta tem um propósito a mais! E se ninguém o fizer, eu vou continuar a lutar também.


0 comentários:

Postar um comentário