@morAutor: Daniel Glattauer
Páginas: 184
Gênero: Romance
Editora: Suma de Letras
3/5 Estrelas.
Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. 
Há cerca de um ano eu cheguei muito perto de ler esse livro, na época que eu acreditava poder manter uma lista de leitura, e nesse mês ele retornou para mim durante uma conversa com um amigo, e lá fui eu me aventurar pelos e-mails de Emmi Rothner e Leo Leike. 


"Três dias mais tarde
Assunto: Falta algo 
Caro Leo, quando você fica três dias sem me escrever, duas coisas me ocorrem: 1) Sinto saudades. 2) Falta-me algo. Ambas não são nada agradáveis. Faça algo a respeito!
Emmi "

Após os primeiros e-mail eles se vêm interessados e ansiosos pelo próximo, e cada vez mais propensos a marcarem um encontro para poderem enfim descobrirem a face da pessoa com quem se correspondem. Deixando de lado até mesmo seus compromissos além da vida virtual, como o casamento de Emmi.

Mas cada vez mais, os seus impedimentos são esquecidos, e substituídos pela insegurança apenas dos dois.  "Se você já encontrou a pessoa perfeita, porque se arriscar a conhecê-la?" É assim que os dois se sentem, em diferentes partes do livro, o receio em perderem um ao outro depois de se encontrarem. "E depois? O que vem depois?"


"[...]O que você arrisca com isso? O que você tem a perder?
Dois minutos depois
Fw: 1) Você. 2) A mim. 3) A nós

Entre e-mails, altos e baixos, intervalos curtos e longos o leitor só se vê cada vez mais instigado em saber o que acontece com os dois. Eu li o livro todo e até sua continuação seguidos. Um sábado todo, se foi. Eu senti que se eu parasse, talvez eu não voltaria, estava enfrentando uma ressaca literária depois de ler dois livro incríveis, era difícil, mas como eu queria saber que destino a Emmi e o Leo teriam eu tive que continuar.  

Um formato diferente do que eu estou acostumada, já tinha lido livro com conversas por e-mail, mas não exclusivamente e somente os e-mail trocados. Durante alguns momentos eu me vi desejando poder ler as cenas que eram citadas, mas a grande sacada do livro é esse formato. Por meio dele, é mais fácil de compreender os sentimentos e agonias de nossos personagens. Personagens, esse que Daniel soube criar e desenvolver muito bem. 

"Escrever é como beijar, só que sem os lábios. Escrever é beijar com a cabeça"

Uma forma muito válida que encontrei de expressar minhas impressões com o livro, foi por meio de porcentagens, eu usei para explicar ao meu amigo, e volto a utiliza-lá aqui: 

Primeiro você precisa imaginar um gráfico. O gráfico começa aos 70% me arrancando algumas risadas e riso, com a espiritualidade das mensagens. E então uma constante queda até os 30%, quando eu comecei a ficar com cara de ''?'' quando o que estava implícito demais para mim parecia ser óbvio para eles. Em seguida uma subida inesperada aos 68% quando eu senti que eles chegaram nas questões certas. 

Sobre o fim, eu não consigo expressar em porcentagem. Simplesmente, porque acabou e minha primeira reação, literalmente, foi perguntar a ninguém especial ''tá brincando?''. E tudo que eu consegui pensar era em ler a continuação. Foi um daqueles fins que te pegam de surpresa, sem você nem perceber que já estava mesmo no fim. 

"Se alguém não é uma qualquer, esse alguém é você. E não o é de forma alguma pra mim. Pra mim, você é como uma segunda voz dentro de mim, que me acompanha durante o dia a dia.
[...]
Emmi, eu simplesmente tenho medo de perder a minha "segunda voz". Eu quero mantê-la. Quero lidar cuidadosamente com ela. Ela se tornou imprescindível pra mim."

O livro só recebeu 3 estrelas, pela queda que teve comigo, no entanto, eu gostei da experiência da leitura em um formato inovador. De algumas frases, e como já disse antes, de personagens bem construídos, com suas vivências e  temores. 

"A proximidade não é o fim da distância, mas sua superação. A ansiedade não é a falta da completude, mas sim a constante procura por ela e a repetida insistência em obtê-la."


*O titulo original em alemão é "Gut Gegen Nordwind" que em tradução literal, segundo o Google porque eu não falo alemão, é "Bem contra o vento norte". Achei uma boa sacada o titulo original, e também adorei o brasileiro. Não consigo me decidir sobre qual gosto mais, socorro. 

Um comentário:


  1. Olá, boa tarde!
    Vim conhecer e seguir o seu blog.
    Suas postagens são muito interessantes.
    Um beijo e sucesso. Feliz 2015. Bjs

    http://juliana-editions.blogspot.com.br/2015/01/precisa-de-ajuda-com-o-blog.html

    ResponderExcluir